quinta-feira, 3 de maio de 2007



PRINCIPAIS FATORES QUE TÊM CONTRIBUÍDO PARA PROVOCAR ALTERAÇÕES NO AR SÃO:

 a poluição atmosférica pelas indústrias, que em algumas regiões já tem provocado a diminuição da transparência do ar;
 o aumento do número de aviões supersônicos que, por voarem em grandes altitudes, alteram a camada de ozônio;
 os desmatamentos, que diminuindo as áreas verdes causam uma diminuição na produção de oxigênio;
 as explosões atômicas experimentais, que liberam na atmosfera grande quantidade de gases, de resíduos sólidos e de energia;
 os automóveis e indústrias, que consomem oxigênio e liberam grandes quantidades de monóxido de carbono (CO) e dióxido de carbono



COMO EVITAR O EFEITO ESTUFA



Por exemplo: evitando comprar madeira que não seja certificada. Só assim você vai ter certeza de que a madeira que virou mesa ou ripa de telhado não foi cortada ilegalmente. Também é bom ficar de olho na origem da carne nossa de cada dia. Não compre se ela veio de uma área desmatada para pasto. No Brasil, a agropecuária colabora mais para o efeito estufa do que o setor de transportes. Um dos motivos são os gases que bichos, como a vaca, produzem. O arzinho solto Desmatamento, Amazônia... Mesmo quem nunca viu uma moto serra pode dar sua contribuição para evitar que mais árvores caiam e que mais gás carbônico polua a nossa atmosfera no pasto é cheio de gás metano.
Para reduzir a cota individual na emissão provocada pela queima de gasolina e diesel, é fácil: prefira transporte público. Mas quando tiver que ser carro, prefira um movido a álcool, que é bem menos danoso.
No mais, plante árvores. Só elas são capazes de absorver o CO2 que você emite. Uma pessoa que roda 20 quilômetros por dia num carro 1.0 movido à gasolina emite 1,87 tonelada de CO2 por ano. Para neutralizar essas emissões, precisa plantar nove árvores, a cada ano. E quem viaja de avião? Pior. Só uma ida e volta na ponte aérea Rio - São Paulo exige o plantio de uma árvore por passageiro. Tem executivo que vai ter de virar camponês.






Nenhum comentário: